terça-feira, 30 de novembro de 2021

Tempo de qualidade

 “Pensa naquela pessoa que já morreu e não está mais aqui conosco. Aquela pessoa que você ama muito e sente muita saudade. Se por alguma mágica você pudesse ter mais 5 minutos com ela. O que você faria?”

Essa é uma fala da Dra Ana Claudia, autora do livro “A morte é um dia que vale a pena viver'' e que traz reflexões sobre a vida e a morte de uma maneira sutil, delicada e cuidadosa.

Respondendo a questão acima, é bem provável que você abraçaria, beijaria, contaria alguma coisa que você viveu, demonstraria amor, cuidado. Você exerceria o que a vida estaria te proporcionando e  aproveitaria esse tempo com essa pessoa, mesmo que pouco, é um tempo que tem valor, um tempo de qualidade. Você não perderia esse tempo como o que não é importante.


Livro: A morte é um dia que vale a pena viver - Ana Claudia Quintana Arantes


É curioso que nós não queremos falar sobre a morte, mas queremos ouvir sobre morte porque em algum momento da nossa vida  já passamos por essa experiência com alguém próximo e que se ama. E ter a consciência da morte é angustiante e traz pra nós a urgência de viver o que a gente ainda tem, nos oferecendo uma perspectiva mais apurada sobre como deveríamos viver esta vida.

O que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos e em vez de medo e angústia, devemos aceitar nossa essência para que o fim seja apenas o término natural de uma caminhada.


Nosso tempo de qualidade

Dra Ana Cláudia Quintana Arantes é uma médica geriátrica e que cuida de pessoas no final de suas vidas. Ela traz à tona o tema de cuidados paliativos com a experiência do cuidado. Está presente sempre que houver um sofrimento, desde o diagnóstico da doença trazendo qualidade de vida durante o tratamento e transformando esse “Durante” mais feliz. Vivendo o momento presente da forma que se é mais feliz.

Teremos a vida inteira para ter saudade. Precisamos viver uma vida com um tempo de qualidade.


Texto: Maria Fernanda Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário